Com curadoria de Serge Toubiana, concepção no Brasil por André Sturm e cenografia e direção criativa assinada pelo Atelier Marko Brajovic, a exposição “Truffaut: um cineasta apaixonado” fica no MIS - Museu da Imagem e do Som – Instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, de 14 de julho a 18 de outubro de 2015.
Criada pela Cinemateca Francesa, a exposição conta com mais de 600 itens como livros, revistas, objetos pessoais, desenhos e fotos.
Após a exibição em Paris, o MIS é a primeira instituição a receber a mostra sobre vida e obra do cineasta francês, diretor de filmes como Os incompreendidos e Jules e Jim – Uma mulher para dois.
A exposição no MIS traz um recorte diferente do que foi feito na Cinemateca Francesa. Enquanto na montagem de Paris apresentava a vida e obra de Truffaut em uma ordem cronológica, a montagem paulistana revela Truffaut por meio do cinema.
A cenografia propõe a transformação do prédio do MIS em um “projetor” de cinema da época, onde uma grande fita de centenas de metros se distribui no espaço, organizando os conteúdos expositivos. A fita começa na entrada da exposição e se “enrola” em gigantes rolos que apresentam os conteúdos de diferentes formas até chegar na sala principal, onde uma animação de filmes ganha vida.
No segundo andar, duas instalações multi-sensoriais homenageiam as relações sensuais e amorosas dos personagens dos filmes, completando a exposição e seduzindo o público na narrativa de François Truffaut.