O tema da edição do BRAZIL SA 2013 se traduz, em termos de arquitetura e cenografia, como uma experiência multi-sensorial que envolve tanto o público quanto os expositores em uma narrativa cultural e emocional brasileira.
O “reflexo” se instrumentaliza na cenografia como estratégia de projeto, com a transformação da arquitetura existente em um novo ambiente perceptivo, para elevar os produtos dos expositores e criar uma interação sensorial dos visitantes com os mesmos.
A arquitetura do Palazzo Giureconsulti se transforma em um gigante caleidoscópio que reflete o “interior ao exterior”, tanto a nível conceitual quanto físico, criando uma intervenção na arquitetura do prédio e em sua relação com a cidade de Milão.
Esta capacidade de transformar e inovar, de ver o mundo contemporâneo por meio de diferentes pontos de vista, de criar experiências coletivas e sensoriais, de refletir o natural no cultural, o artesanal no industrial e vice-versa, são algumas das prerrogativas fundamentais do design atual brasileiro.