Atelier Marko Brajovic convida os visitantes da CASACOR a experienciar no corpo físico, emocional, sensorial e intelectual, como a arquitetura e o design vão muito além das criações humanas, e como a arquitetura animal pode nos inspirar a enxergar as cidades de maneira sinergética. As Cidades Floresta do futuro vão integrar o aprendizado biomimético de como os animais constroem e também proporcionar condições para que animais não-humanos voltem a habitar as nossas cidades.
O Ninho é um protótipo de equipamento bio-urbano inspirado na construção dos pássaros mais destemidos e inovadores, aqueles que aproveitam elementos naturais e reciclados encontrados nas margens das arquiteturas humanas.
Esse formato híbrido provoca um pensamento crítico sobre os limites do que se considera natural ou artificial, da tecnologia construtiva nas diferentes escalas e substâncias, e finalmente, sobre como projetarmos futuros numa nova ecologia do antropoceno.
A construção pré-fabricada em madeira de pinus e plástico reciclado, se materializa como um equipamento o qual pousa no espaço de uma praça existente de forma leve e sem interferir no contexto ecológico do parque. O ambiente permeável, resiliente e sensorial acolhe e convida a desacelerar e conectar-se - entre si, com outros seres, com o céu e com as árvores.
Do ponto de vista funcional, no curso do evento o espaço Ninho propõe os seguintes usos;
- Lounge - ponto de recepção, encontro, conexão e comunicação entre seres humanos e não humanos. Local para deitar e olhar o céu e conversar sobre os sonhos.
- Expedition Point - área em formato de pequena arena para palestras e conversas educativas, além de ponto de encontro para saídas de experiência no meio natural do Parque da Água Branca.
- Exposição Animais Arquitetos - apresentação de imagens, diagramas de projetos, descritivos, maquetes e exemplares de arquiteturas animais.
EXPOSIÇÃO ARQUITETOS ANIMAIS
A exposição Arquitetos Animais, com idealização e curadoria do Atelier Marko Brajovic, está montada entorno a instalação Ninho e apresenta os processos e resultados de construções arquitetônicas de uma seleção de animais, além de abordar a interação entre as arquiteturas humanas e as de outras espécies, suas relações e inspirações.
Mais detalhes da Exposição acompanhe aqui!
PAISAGISMO DA PRAÇA
E finalmente, na área externa da praça onde está montada a exposição "Arquitetos Animais", a paisagista Ana Kamitsuji revitaliza os canteiros através da criação de pequenos núcleos de suporte à vida de polinizadores e dispersores e valorização das espécies nativas e locais.