FLUIR, NAVEGAR, DISTRIBUIR, INTERCONECTAR. CAPILAR E LÍQUIDO, SEM FRONTEIRAS. Ao contemplar nossos rios, celebramos a exuberância da floresta e a riqueza dos povos que a habitam. Uma exposição itinerante pelos cursos d'água da Amazônia, acessível de qualquer lugar do mundo, presta homenagem aos 50 anos de carreira do fotógrafo Araquém Alcântara. Percorreu rios e igarapés, foi vista por povos ribeirinhos e seres da floresta. A navegação na Amazônia também é uma experiência poética, onde arte, ecologia e sociedade se integram numa narrativa única.
O flutuante, batizado de FLOTE, é uma inovação concebida pelo Atelier Marko Brajovic e produzido pela Hybrida Production, para celebrar o legado de Araquém Alcântara. A composição do FLOTE é notável por si só, sendo uma embarcação anfíbia sofisticada, construída em polietileno de alta densidade - material resistente e reciclável. Sua estrutura de metalon sustenta 12 m² de tela LED, proporcionando uma experiência visual única.
Além disso, o FLOTE incorpora ferramentas avançadas de navegação, posicionamento e segurança, desenvolvidas em parceria pela @fehra, incluindo GPS, bússola e um sistema de câmera 360º que captura informações do entorno e as envia para o site oficial da expedição https://www.araquem50expo.com/ A jornada inaugural, iniciada em Belém do Pará, percorrida mais de 2 mil quilômetros e concluída com festividade em São Luís do Maranhão, representa a fusão entre arte, tecnologia e apreço pela natureza, encapsulando a essência da exposição flutuante.
Ministério da Cultura e Alcoa apresentam: EXPEDIÇÃO ARAQUÉM ALCÂNTARA 50 ANOS – uma jornada pelos rios da Amazônia em comemoração aos 50 anos de carreira do fotógrafo. Conta com o apoio institucional do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds) e apoio cultural da Estação das Docas, do Pará. Concepção é do Atelier Marko Brajovic, produção da Hybrida Production e realização da Vento Leste Editora.
O projeto, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, recebe o patrocínio exclusivo da Alcoa, conta com o apoio institucional do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds) e apoio cultural da Estação das Docas, do Pará. Concepção é do Atelier Marko Brajovic e produção da Hybrida Production. Realização da Vento Leste Editora e Ministério da Cultura, Governo Federal.