PT | ENG

"A Long Journey"

CCSP, São Paulo, Brasil 2015

Format: Exhibition / Installation
Commissioned by: United Nations Relief and Works Agency for Palestine Refugees in the Near East (UNRWA)
Local: Centro Cultural São Paulo - CCSP

Exhibition and Scenography Design, Light Design, Visual Communication, Creative Direction and Set-up coordination and Project Support: Atelier Marko Brajovic
Internal team: Arch Carmela Rocha, Arch. Marko Brajovic, Arch. MIljana Radovic, Arch. Adriana Alves

Executive Production: Thereza Jatobá

Release oficial (BR):
A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) e o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) inauguram, no sábado, dia 24 de janeiro, às 15h, a exposição fotográfica, inédita no Brasil, “Uma Longa Jornada”. Após a inauguração, que será realizada na Praça da Biblioteca do Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, a ONU promove, às 16h, o debate “Refugiados da Palestina: ajuda humanitária e o papel do Brasil”.
“Uma Longa Jornada’’ – composta por 40 fotos e cinco curtas-metragens – conta a história da prolongada crise de refugiados. Por meio de fotografias históricas e filmagens do arquivo da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), o espectador pode testemunhar um dos mais longos casos de migração forçada da história moderna e os desafios enfrentados pelos refugiados da Palestina.
A exposição - que teve seu projeto desenvolvido exclusivamente pelo escritório de arquitetura e design Atelier Marko Brajovic, apoiador do evento - mostra também o trabalho da UNRWA nos cinco locais onde atua (Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Líbano e Síria).
O debate “Refugiados da Palestina: ajuda humanitária e o papel do Brasil”, que começa às 16h, contará com a participação do chefe da Coordenação Geral de Ações internacionais de Combate à fome (CGFOME) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, ministro Milton Rondó e do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC), Rogério Sottili. Também participam da conversa, o presidente do Instituto de Cultura Árabe (ICARABE), Salem Nasser; o diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), Giancarlo Summa; e a assessora de Relações Exteriores da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), Paz Fernandez.