Durante a mostra da CASACOR, o equipamento biourbano Ninho, projetado pelo Atelier Marko Brajovic, se transforma em uma arena de conhecimento. Uma programação de palestras e conversas educativas, acompanhadas de passeios pelo Parque da Água Branca, será oferecida ao público, com grupos de até 20 pessoas por sessão, cada uma com duração de 1h10. Os encontros propõem discussões com pesquisadores e educadores nas áreas de botânica, biomimética, jardinagem, observação de pássaros, cooperação interespécies e arquitetura regenerativa.
AGENDA E EDUCADORES
Jorge Forager | Botânica sensorial
A atividade com o agrofloresteiro e botânico autodidata Jorge Forager começa com uma introdução à botânica sensorial e um momento de escuta e presença. Em seguida, os participantes percorrem uma trilha guiada no Parque da Água Branca, explorando plantas e fungos por meio do tato, olfato e observação atenta. Ao final, uma roda de conversa convida à partilha das sensações e descobertas da jornada.
Sobre Jorge Forager
Filho de agricultores, agrofloresteiro e botânico autodidata, é entusiasta e profundo pesquisador da biodiversidade brasileira. Aprendeu desde cedo a viver em comunhão com a floresta e em sua caminhada percebeu a importância do conhecimento para preservação. Dedica-se à divulgação de ingredientes brasileiros e ao resgate cultural, compartilhando seus aprendizados e ideologias por meio de trabalhos como consultor e facilitador de vivências.
Luis da Mata | O design feito pelas aves
Ornitólogo por vocação, Luís dedica sua vida ao resgate e à reabilitação de aves feridas. Especialista em cantos de pássaros, é capaz de reconhecê-los apenas pelo som que emitem e de reproduzi-lo com tanta precisão que consegue atraí-los e estabelecer uma comunicação singular com eles. Luís fará a conexão entre o design natural das aves, seus comportamentos e como a arquitetura pode dialogar com a biodiversidade do espaço.
Sobre Luis da Mata
Ornitólogo por vocação, Luis dedica sua vida ao resgate e reabilitação de aves feridas. Com sensibilidade e profundo conhecimento, cuida de cada pássaro até que esteja pronto para retornar à natureza. Especialista em cantos de aves, é capaz de reconhecê-las apenas pelo som que emitem — e mais do que isso, reproduz seus cantos com tamanha precisão que consegue atrair as espécies e estabelecer uma comunicação singular com elas. Seu trabalho une ciência, empatia e uma conexão rara com o mundo natural, revelando a força do cuidado como ponte entre humanos e aves.
Nik Sabey e Clarice Borian | O que uma árvore quer de nós?
Nik e Clarice começam o encontro convidando os participantes a imaginar uma cidade onde o verde é protagonista. Com o Oráculo das Árvores como guia, cada um escolherá uma qualidade que gostaria de ver no mundo. Depois, chegará a hora de bordar essa palavra em uma folha seca e caminhar pelo parque, colocando as folhas bordadas nas árvores com a intenção de ver todas essas qualidades vibrando nessa nova realidade imaginada.
Sobre Nik Sabey
Plantador de árvores, paisagista, ambientalista e ativista, Nik Sabey é acostumado a plantar desde criança. Fez deste hábito um projeto: o "Novas Árvores por Aí" que promove o plantio de árvores nativas. Desde 2016, Nik está a frente do “Novas” – iniciativa essa que, junto com muitos parceiros entusiastas do verde já plantou milhares de árvores país afora. Alguns destes plantios ganharam muito destaque como uma nova proposta para as cidades, em lugares como o Bosque da Batata, ou a Florestinha da Hélio Pellegrino.
Sobre Clarice Borian
Clarice Borian é natural de Maringá, PR. Estudou Antropologia e sempre esteve imersa no universo das poéticas têxteis, tem a natureza como sua principal referência. De 1997 a 2011, criou e conduziu a Brazoo, uma marca de roupas reconhecida por valorizar os fazeres manuais e a cultura popular do Brasil. Desde 2013 borda folhas secas como uma maneira de ampliar seu olhar sobre a natureza e o cotidiano. Em 2020 lançou o Oráculo das Árvores pela Estação das Letras e Cores. Participa de mostras, exposições e projetos colaborativos entre artistas, designers, poetas, plantadores e ativistas ambientais.
Thais Raiz e Amanda Ramos | Cultivo, alimentação e harmonia com a cidade
Nesta palestra, a dupla vai destacar como a produção orgânica e o consumo consciente podem transformar a alimentação nas grandes cidades e promover um futuro mais sustentável. Além disso, compartilham sua experiência com o Projeto Orgânicos nas Escolas, que oferece visitas educativas para escolas interessadas em aprender sobre produção orgânica e sustentabilidade.
Sobre Thais Raiz
Thais é diretora de Projetos e Eventos da Associação de Agricultura Orgânica (AAO) e também da Feira de Orgânicos do Parque da Água Branca, que acontece há mais de 30 anos em São Paulo. Com formação técnica em Agropecuária e especialização em Agricultura Agroecológica e Orgânica, Thais atua como membro da Comissão de Produção Orgânica (CPOrg), um órgão que discute a Lei dos Orgânicos e promove ações para o desenvolvimento da agricultura orgânica, com ênfase na agricultura familiar.
Sobre Amanda Ramos
Amanda Ramos é bióloga e Mestre e Doutora em Ciências, e possui 15 anos de experiência na área de alimentos. Atua como docente em cursos de graduação, especialização e pós-graduação e palestrante. Na Feira da Associação de Agricultura Orgânica (AAO) é verificadora da comercialização de alimentos e produtos orgânicos.
Marko Brajovic | Cidade-floresta
Imaginar cidades resilientes que se adaptam às mudanças, usos e funções, interagindo e coevoluindo com todos os seus habitantes. Assim operam as nossas florestas e temos tudo para aprender como viver juntos num planeta em constante transformação. Um convite à experimentação, imaginação coletiva e a projetos capazes de prototipar futuros possíveis.
Sobre Marko Brajovic
Marko Brajovic é arquiteto, designer, diretor criativo e pesquisador, formado pelo Istituto Universitario di Architettura di Venezia (Itália) com mestrado em Arquitetura Genética (BioDigital) na UIC e Artes Digitais na UPF, ambos em Barcelona (Espanha).
Com pesquisa em morfogênese orgânica e fenomenológica das formas, inspirado na natureza como tecnologia e conhecimento ancestral, Marko Brajovic é fundador e Diretor Criativo do Atelier Marko Brajovic, escritório multidisciplinar de arquitetura, masterplan e design com sede em São Paulo, Brasil.
Alessandra Araujo | Conexão e sabedorias da Natureza
A palestra será um convite para trazer uma dança entre a natureza interna com a externa através dos Princípios da Vida. Uma experiência sensorial e reflexiva guiada pela teoria dos princípios da vida para trazer a conexão com cada um e com a natureza do parque. Atividade terá momento de observação e breve criação.
Sobre Alessandra Araujo
Designer de inovação. Bióloga , Biomimeticista e fundadora da bio-inspirations. Facilita times a atingirem seu maior potencial criativo de inovação a partir da biomimétic . Atua no campo de gestão de pessoas através da aplicação de conceitos de neurociência, reconexão com natureza e saúde mental. Graduada em Biologia pela UNISA, com MS pela University of Hawaii em Bioquímica Ambiental - EUA, programa executivo em Global Communications pela Thunderbird School – Brasil/EUA. Profissional de Biomimética desde 2012, pelo Biomimicry 3.8 e em 2015 pela Arizona State University (ASU). Se inspirou na evolução das espécies e suas interações para melhor compreender as relações humanas.
Para participar das expedições se inscreva no site da CASACOR.