Ohio • 12:54 • VENTOS 14.6km/h
Portal Natura no Rock in Rio 2022
Localização
Rio da Janeiro, Brasil
Ano
2022
Categorias
Arquitetura, Cenografia
Sobre o projeto
O Atelier Marko Brajovic, a convite da Natura, concebeu e realizou o Portal Natura e Loja Pop-Up oficial, dentro do Rock in Rio 2022. O projeto arquitetônico, elaborado durante 10 meses, materializa dentro da Cidade do Rock o desejo de conexão do público com a Amazônia, com uma experiência de arrebatamento dos sentidos, de forma surpreendente, moderna e sensorial.

O portal é uma passagem entre dimensões do espaço/tempo. Um lugar de interconexão entre diferentes mundos. Uma janela para o futuro do “mundo dos mundos” tão grande quanto o nosso planeta, quanto a vida. O Portal Natura é uma oportunidade de metamorfose pessoal e coletiva, de união e consciência. Uma experiência trans sensorial que transforma e ilumina o caminho para um futuro de coexistência e coevolução. Um portal vivo que será aberto com a Amazônia, para finalmente, nunca ser fechado.

Uma série de recursos multissensoriais foram desenvolvidos para envolver o público e ser 

uma experiência integral. Sua arquitetura destaca-se pela forma triangular de uma grande maloca futurista, uma nave espacial. Adentra-se subindo a escada que transborda folhas e vegetação típica da floresta Amazônica e Mata Atlântica, uma fumaça de partículas de água emerge com a fragrância exclusiva desenvolvida pela Natura, o portal transpira e inspira. 

Dentro dele uma grande rede dá lugar ao piso e convida o público a caminhar sobre a floresta, deitar e assistir ao vídeo na gigante tela de led, onde o filme acontece e todo o espaço espalhado multiplica formando um grande caleidoscópio.

Nesta paisagem o público se sente flutuando em cima de uma floresta, a qual, além da função bioclimática de resfriamento, simula o ciclo das águas dentro do pavilhão.

Imagens, cheiros, sons, todas as dimensões sutis da percepção envolvem o público num instrumento arquitetônico sinestésico gerador de narrativas e sensações aumentadas de simbiose, criando vínculo empático entre o público e o conteúdo envolvente de uma Amazônia Viva. Nesse estado de espírito, a imersão transformadora é, justamente, o lugar onde acontece o “download” das informações, onde nasce a conexão com valores, propósitos e ações. Somos todos Amazônia.

Uma arquitetura que se desmaterializa numa manifestação de efeitos que transbordam os limites físicos e previsíveis da forma, e recriam as condições da floresta do consciente e subconsciente. Formas geométricas se deformam, jardins de mudas transbordam e expandem por meio de conteúdos e reflexos de água em estado gasoso. A arquitetura se transforma num instrumento sinestésico.

O projeto multissensorial de conteúdo imersivo foi co-criado em parceria com diversos artistas amazônicos, com a direção criativa do Atelier Marko Brajovic, Priscila Tapajowara (@priscilatapajowara) assina roteiro, voz e direção de fotografia; Lucas Mariano (@sushidesereia) assina direção criativa, edição animação e luz; ilustração e colagem é da Moara Tupinambá (@moaratupinamba) e produção musical de Léo Chermont  (@leochermont) com participação de Liége (@liegemusica). No vídeo os personagens são Azul Literal (@azuliteral), Luiara Borari, Jucy Bentes, Sandrielem Vieira, Raimunda Jaty, Ananda Jaty, Nato Tupinambá. A fragrância exclusiva, inspirada na Amazônia, foi criada para a experiência por Veronica Kato, perfumista da Natura, em parceria com Yves Cassar, da IFF.        
Ficha Técnica
Projeto arquitetura/ Multissensorial
Atelier Marko Brajovic
Diretor Criativo
Marko Brajovic
Diretor de Projeto
Bruno Bezerra
Coordenadora de Projeto
Kelen Tomazelli
Arquiteta
Amanda Soares do Nascimento
Design Gráfico
Bárbara Helena Morais
Paisagismo
Juliana da Mata Santos
Roteiro, Direção de Fotografia e Voz
Priscila Tapajowara; (@priscilatapajowara)
Direção Criativa, Edição, Animação, Luz e Led
Lucas Mariano (@sushidesereia)
Ilustração e Colagem
Moara Tupinambá (@moaratupinamba)
Produção Musical
Léo Chermont (@leochermont)
Operação e ativação
Agência Tração Live Marketing
Picture credits
Marko Brajovic, Barbara Maroes
Produção Audiovisual
Música
“Deixa Ir” (2021), por Liège (@liegemusica)
Personagens
Azuliteral (@azuliteral), Luiara Borari, Jucy Bentes, Sandrielem Vieira, Raimunda Jaty, Ananda Jaty, Nato Tupinambá, Priscila Tapajowara
Fotografia
Priscila Tapajowara, Lucas Escócio, Matheus Almeida
Maquiagem Azuliteral
Isis Penafort
Produtores Assistentes
Adria Tavares, Matheus Bricio
Fragrância exclusiva
Veronica Kato (Natura) e Yves Cassar (IFF)
Produção do projeto de arquitetura
Hybrida Production
Cristina Almeida
Duka Souto
Juliana Stuart
Guilherme Mariano
Montagem e Cenografia
Cenotecnia: Paleta Stands
Paisagismo: Hybrida Production
Equipamentos Áudio e Luz: Maxi Áudio