Museu das Favelas e Boogie Naipe celebram 35 anos de Racionais MC’s com exposição inédita.
A mostra "Racionais MC’s – O Quinto Elemento" é a primeira da história e destaca o impacto cultural global de um dos maiores ícones do rap brasileiro; em estreia dia 6 de dezembro sob curadoria de Eliane Dias.
Atelier Marko Brajovic assina o projeto conceitual e expográfico da exposição que será realizada no Museu das Favelas em São Paulo, Brasil. Organizada em parceria com a Boogie Naipe, a mostra celebra os 35 anos do icônico quarteto de rap Racionais MCs. Com estreia marcada para o dia 6 de dezembro, a exposição oferece uma jornada imersiva que explora a origem, trajetória e o universo criativo de Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay.
A exposição oferece um percurso expográfico que explora as origens, a história e a força transformadora das letras do grupo, destacando a irmandade entre seus membros e a profunda conexão com seus fãs. Ao longo do trajeto, os visitantes são convidados a vivenciar a intensidade das experiências e dos valores do Racionais MCs, como união, lealdade e coragem, com instalações luminosas e formas que capturam momentos de tensão, movimento e interação.
“A exposição não apenas conta a história do Racionais, mas coloca o público dentro de seu universo. É um convite para vibrar na frequência deles, compreender suas origens e a profundidade de sua mensagem”, completa Eliane.
Ao longo de mais de três décadas, os Racionais MCs transformaram a cena musical brasileira e deixaram um legado duradouro. Com prêmios, milhões de discos vendidos e uma contribuição única para as periferias e para a cultura urbana, o quarteto consolidou seu impacto social e cultural de forma inquestionável.
Essa exposição, que se insere na missão do Museu das Favelas de dar visibilidade às histórias e memórias das favelas, é um marco na celebração do Racionais MCs. Ao reconhecer e preservar esse legado, a mostra reafirma a importância de sua contribuição para a música e para a sociedade brasileira, destacando como o grupo continua a inspirar e a transformar gerações.